AutoCAD® Driver DWFx

DWFx — o formato futuro do DWF — tem base no formato XML Paper Specification (XPS) da Microsoft®. Os arquivos DWFx são facilmente distribuíveis na plataforma® Vista e seu formato é suportado pelo XPS Viewer. Você também pode visualizar os arquivos DWFx usando o Autodesk Design Review 2008.

Observação: O XPS Viewer está disponível como um download para o Microsoft Windows XP. O XPS Viewer é incluído por padrão no Windows Vista.

Usando o driver DWFx, você pode:

Observação: O XPS Viewer somente permite visualizar e imprimir arquivos 2D. Com o Autodesk Design Review 2008, você pode adicionalmente visualizar metadados do arquivo DWFx, por exemplo, propriedades do bloco.

Para obter atualizações adicionais para esta tecnologia de visualização, visite http://www.autodesk.com/.


Conteúdo



Produtos aplicáveis


Instruções de instalação

Você precisa ter privilégios administrativos em seu sistema operacional Microsoft Windows para completar o processo de instalação. Recomenda-se com ênfase que você feche todos os programas Windows antes de iniciar.

Para instalar o driver DWFx
  1. Efetue o download do arquivo executável auto-extraível AutoCADDWFxDriver32bit_enu.exe  (ou o AutoCADDWFxDriver64bit_enu.exe), para qualquer local temporário.

    Observação: Dependendo de seu sistema operacional, o download será um pacote de 32bits ou um de 64bits.

  2. Clique duas vezes no arquivo executável e siga as instruções para instalar o driver.

O instalador adiciona os componentes requeridos em todos os produtos suportados instalados no sistema.



Lista de arquivos instalados

O instalador adiciona os seguintes arquivos na pasta e subpastas do AutoCAD 2008:

Pasta Arquivos

AutoCAD 2008

acEplotX2.arx

 

AcEplotXRes2.dll

AutoCAD 2008/Drv

dwfxfont9.hdi

 

dwfxplot9.drc

 

dwfxplot9.hdi

 

dwfxplot9Res.dll

AutoCAD 2008/Help

dwfx.readme.html

Localização definida em: Caixa de diálogo Options > guia Files > guia Printer Supported Files > Printer Configuration Search Path

DWFx ePlot (XPS Compatible).pc3

Observação: Se o arquivo DWFx ePlot (XPS Compatible).pc3 não for encontrado na localização acima após a instalação, então use as instruções abaixo para criar um arquivo de configuração de plotadora (PC3).


Criar arquivos de configuração de plotadora (PC3)

O AutoCAD permite configurar diversos dispositivos do sistema (impressoras) e dispositivos não do sistema (plotadoras). Adicionalmente, você pode armazenar diferentes configurações para cada dispositivo em diferentes arquivos PC3.

Um arquivo PC3 contém informações como driver do dispositivo e modelo, porta de saída à qual o dispositivo está conectado e várias configurações específicas do dispositivo. Você pode criar diversos arquivos PC3 com diferentes opções de saída para a mesma plotadora. Após um arquivo PC3 ter sido criado, ele ficará disponível na lista de nomes de configurações de plotadoras, na caixa de diálogo Plot.

Para criar um arquivo PC3 usando o assistente Add-a-Ploter
  1. Abra o Autodesk Plotter Manager (menu File > Plotter Manager).
  2. No Autodesk Plotter Manager, clique duas vezes no ícone de atalho Add-a-Plotter Wizard.
  3. No assistente Add-a-Plotter, clique em Next.
  4. Na página Add Plotter - Begin, clique em My Computer. Clique em Next.
  5. Na página Add Plotter - Plotter Model, selecione os seguintes valores e clique em Next:

    A lista inclui todas as plotadoras instaladas.

  6. Na tela Import PCP or PC2, clique em Next.
  7. Na página Add Plotter - Ports, selecione a porta a ser usada ao plotar. Clique em Next.

    Por padrão, a opção Plot to File é selecionada.

  8. Na página Add Plotter - Plotter Name, insira um nome para identificar a plotadora atualmente configurada. Clique em Next.
  9. Na página Add Plotter - Finish, clique no botão Edit Plotter Configuration para alterar as configurações padrão para a plotadora.

    Para obter mais informações sobre as propriedades gráficas e personalizadas do driver DWFx (guia Device and Document Settings), consulte Propriedades do driver DWFx.

  10. Após terminar de configurar a plotadora clique em Finish.

    Um arquivo PC3 é criado para as plotadoras recém configuradas e aparece na janela Plotters. A plotadora está agora disponível para a plotagem na lista de dispositivos.


Propriedades do driver DWFx

Esta seção descreve a seção de propriedades gráficas e personalizadas do arquivo DWFx ePlot (XPS Compatible).pc3.

Propriedades gráficas do driver DWFx

Especifica as configurações para os gráficos de vetores de impressão e de controle de mesclagem.

Gráficos de vetores

Fornece opções para especificação de profundidade de cor de saída de vetores.

Controle de mesclagem

Controla a aparência das linhas que se cruzam em arquivos DWFx.

Propriedades personalizadas do driver DWFx

Especifica as propriedades personalizadas para arquivos DWFx plotados.

Resolução de vetor e gradiente (pontos por polegada)

Especifica a resolução (em pontos por polegada) para gráficos de vetores e gradientes em arquivos DWFx. Quando você usa uma resolução maior, o arquivo é mais preciso, mas o tamanho do arquivo será maior.

Ao criar arquivos DWFx destinados à plotagem, selecione uma resolução que corresponda à saída da plotadora ou impressora. Resoluções altas (mais de 2.400 dpi) são para visualização. Por exemplo, ao criar arquivos DWFx de desenhos que contêm muitos detalhes, como um mapa de uma grande região topográfica, estes arquivos usam uma configuração de resolução mais alta para obter mais detalhes no arquivo DWFx. Use resoluções extremas (acima de 40.000 dpi) somente quando necessário, já que podem produzir arquivos muito grandes. Conforme você aumenta a configuração de resolução, a qualidade da imagem raster melhora, a velocidade de impressão é reduzida e os requisitos de memória aumentam.

Resolução de vetor

Especifica uma resolução para gráficos de vetores no arquivo DWFx em pontos por polegada. A configuração padrão é 1.200 dpi. Selecione Custom para inserir uma resolução gráfico de vetor personalizada.

Resolução personalizada de vetor

Especifica uma resolução personalizada para gráficos de vetores no arquivo DWFx em pontos por polegada. Você precisa selecionar Custom em Vector Resolution para especificar uma resolução personalizada de gráfico de vetores. A configuração padrão é 40.000 dpi.

Resolução de gradiente

Especifica uma resolução para gradientes no arquivo DWFx em pontos por polegada. A configuração padrão é 200 dpi. Selecione Custom para inserir uma resolução de gradiente. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Resolução personalizada de gradiente

Especifica uma resolução personalizada para gradientes no arquivo DWFx em pontos por polegada. Você precisa selecionar Custom em Gradient Resolution para especificar uma resolução personalizada de gradiente. A configuração padrão é 200 dpi. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Resolução de imagem raster (pontos por polegada)

Especifica a resolução (em pontos por polegada) para imagens raster em arquivos DWFx. Quando você usa uma resolução maior, o arquivo é mais preciso, mas o tamanho do arquivo será maior.

Ao criar arquivos DWFx destinados à plotagem, selecione uma resolução que corresponda à saída da plotadora ou impressora. Resoluções altas (mais de 2.400 dpi) são para visualização. Por exemplo, ao criar arquivos DWFx de desenhos que contêm muitos detalhes, como um mapa de uma grande região topográfica, estes arquivos usam uma configuração de resolução mais alta para obter mais detalhes no arquivo DWFx. Use resoluções extremas (acima de 40.000 dpi) somente quando necessário, já que podem produzir arquivos muito grandes. Conforme você aumenta a configuração de resolução, a qualidade da imagem raster melhora, a velocidade de impressão é reduzida e os requisitos de memória aumentam.

Resolução de cor e escala de cinza

Especifica uma resolução para cores e escala de cinza na imagem raster no arquivo DWFx em pontos por polegada. A configuração padrão é 200 dpi. Selecione Custom para inserir uma cor personalizada e uma resolução de escala de cinza. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Resolução personalizada de cores

Especifica uma resolução personalizada para imagens raster em cores no arquivo DWFx em pontos por polegada. Você precisa selecionar Custom em Color and Grayscale Resolution para especificar uma resolução personalizada de cores. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Resolução preto e branco

Especifica uma resolução para imagem raster preto e branco no arquivo DWFx em pontos por polegada. A configuração padrão é 400 dpi. Selecione Custom para inserir uma resolução preto e branco. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Resolução personalizada de preto e branco

Especifica uma resolução personalizada para imagens raster em preto e branco no arquivo DWFx em pontos por polegada. Você precisa selecionar Custom em Black and White Resolution para especificar uma resolução personalizada de cores. Esta configuração não pode exceder a configuração atual da resolução de vetores.

Configurações adicionais de saída

Especifica configurações adicionais de saída para arquivos DWFx.

Cor de fundo mostrada no visualizador

Controla a cor de fundo aplicada aos arquivos DWFx.

Os arquivos DWFx destinados a plotagem devem ser configurados com plano de fundo branco. Se a cor de fundo do DWFx estiver definida para preto, os objetos de cor 7 serão plotados como branco. Para todas as outras cores de fundo, os objetos de cor 7 serão plotados como preto.

Incluir informações de camada

Especifica a inclusão de informações de camada nos arquivos DWFx plotados. Se esta opção estiver selecionada, todas as camadas que estiverem ativadas e descongeladas quando a plotagem for criada estarão disponíveis para manipulação no arquivo DWFx plotado. Se esta opção estiver desmarcada, nenhuma informação de camada estará disponível quando o DWFx for visualizado em um visualizador ou navegador externo.

Em alguns casos, como em desenhos que incluem xrefs aninhadas, a desativação dessa opção pode aumentar o desempenho significativamente.


Criar arquivos DWFx usando a caixa de diálogo Plot

Para criar um arquivo DWFx usando a caixa de diálogo Plot:

  1. Clique no menu File > Plot. Alternativamente, insira PLOT no prompt de comando.
  2. Na caixa suspensa Printer / plotter name, clique em DWFx ePlot (XPS compatible).pc3 plotter.
  3. Defina as opções de plotagem aplicáveis. Por exemplo, Paper size, Plot area, e assim por diante.
  4. Clique em OK.
  5. Na caixa de diálogo Browse for Plot File, insira o nome do arquivo DWFx, e clique em Save.


Criar arquivos DWFx usando a caixa de diálogo Publish

Para criar um arquivo DWFx usando a caixa de diálogo Publish:

  1. Clique no menu File > Publish. Alternativamente, insira PUBLISH no prompt de comando.
  2. Carregue as folhas que contêm a configuração DWFx com base em página. Alternativamente, você pode selecionar a plotadora DWFx na lista suspensa Page Setup.
  3. Selecione a opção "Plotter named in page setup" .
  4. Se necessário, você pode clicar no botão Publish Options, e definir os valores aplicáveis na caixa de diálogo Publish Options. Clique em OK para retornar para a caixa de diálogo Publish.

    Observação: Para obter as opções de publicação aplicáveis para o DWFx, consulte a caixa de diálogo Publish Options.

  5. Clique em Publish.


Criar arquivos DWFx usando o Sheet Set Manager

Para criar um arquivoDWFx usando o Sheet Set Manager:

  1. No Sheet Set Manager, selecione todas as folhas a serem publicadas.
  2. Na guia Sheet List tab, clique no botão Publish.

    Alternativamente, clique com o botão direito do mouse nas folhas selecionadas. Clique no menu Publish.

  3. Se uma configuração de DWFx com base em página for atribuída às folhas selecionadas, então clique em Publish to Plotter.

    Ou

    Se uma configuração de DWFx com base em página não está atribuída às folhas selecionadas, então clique em click DWFx Page Setup (menu Publish > Publish using Page Setup Override).

    Observação: Uma configuração de DWFx com base em página já deveria estar disponível no conjunto de folhas.


Caixa de diálogo Publish Options

Esta seção descreve as opções de publicação aplicáveis ao DWFx.

Default Output Directory (DWF and Plot-to-File)

Especifica a localização da pasta de saída onde os arquivos DWFx e de plotagem são salvos quando as folhas de desenho são publicadas.

Propriedade Descrição

Localização

Especifica onde os arquivos DWFx e de plotagem são salvos quando os desenhos são publicados.

DWF / DWFx Data Options

Relaciona e permite especificar os dados que podem ser opcionalmente inclusos no arquivo DWFx.

Observação: Somente os controles Block Information e Block Template File são ativados para a publicação para arquivos DWFx.

Propriedade Descrição

Block Information

Especifica se as informações de propriedade e atributo de bloco são incluídas nos arquivos DWFx publicados.

Observação: Você precisa definar quais informações do bloco serão incluídas para que as informações do arquivo de modelo de bloco estejam disponíveis.

Block Template File

Permite criar um novo arquivo de modelo de bloco (DXE), editar um arquivo existente de modelo de bloco, ou usar as configurações de um arquivo de modelo de bloco anteriormente criado.

Create abre a caixa de diálogo Publish Block, na qual é possível criar um novo modelo de bloco.

Edit abre a caixa de diálogo Select Block Template (uma caixa de diálogo de seleção de arquivo padrão), na qual é possível selecionar um modelo de bloco existente para modificação.


Publicar arquivos DWFx de múltiplas folhas

Para publicar um arquivo DWFx de múltiplas folhas, use a caixa de diálogo Publish ou use o Sheet Set Manager. A variável de sistema PUBLISHCOLLATE precisa ser definida para 1 (padrão) para publicar um arquivo DWFx de múltiplas folhas.

Observação: : O AutoCAD LT e o DWG TrueView não têm a variável de sistema PUBLISHCOLLATE. Portanto, não é possível publicar arquivos DWFx de múltiplas folhas no AutoCAD LT e no DWG TrueView.

Para criar um arquivo DWFx de múltiplas folhas a partir da caixa de diálogo Publish

Os seguintes requisitos precisam ser atendidos:

Se as condições precedentes não são atendidas, então arquivos DWFx de folha única serão criados.

Para criar um arquivo DWFx de múltiplas folhas a partir do Sheet Set Manager

O seguinte requisito precisa ser atendido:

  1. Selecione todas as folhas a serem publicadas.
  2. No Sheet Set Manager, na guia Sheet List, clique no botão Publish.
  3. No menu desdobrável Publish using Page Setup Override, clique em DWFx page setup.

Publicar arquivos DWFx de folha única

Você pode usar a caixa de diálogo Plot para publicar um arquivo DWFx de folha única. A caixa de diálogo Publish ou o Sheet Set Manager também podem ser usadas para publicar arquivos DWFx de folha única se os requisitos acima não forem atendidos.


Limitações conhecidas